segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Vivendo em UK

Há algumas coisas que queria registrar desde que cheguei, mas ainda não tinha tido tempo. Segue meu pequeno guia de Reino Unido, que pode ser atualizado continuamente...

Transportes:
Aqui se vai de trem para qualquer lugar no UK. Os trens têm hora certa e a cumprem, como se poderia esperar do povo britânico. Há muitas companhias, mas nós checamos as tabelas de horários na Arriva.
Podem-se comprar carros muito baratos, a partir de £500. Mas provavelmente um carro decente custe a partir de £900, o que é menos de R$2.300... Um site muito usado aqui em Wales para se negociar coisas usadas é o Gumtree, além, é claro, do e-bay.

O povo:
O povo Galês (Não chame um "Welsch" de inglês, e nem um escocês, irlandês, etc. Todos têm sua identidade muito bem preservada) é extremamente gentil e solícito, e desconfio que os britânicos o sejam, de maneira geral. Bem diferentes da imagem que temos do europeu típico...

TV:
Para ter uma TV em casa, paga-se uma licença anual, que é a taxa de TV (de £130). Esta taxa paga os canais abertos, custo esse que no Brasil não existe. Em compensação, não há comerciais na maioria dos canais, o que é muito bom! A TV também é totalmente politicamente correta (ao menos nos canais infantis...). Há muitos deficientes trabalhando, e os programas infantis terminam cedo, indicando que os meninos devem dormir!

Castelos:
Existem por toda parte... parece que aqui é a região onde há mais castelos por m2 no mundo. Um passeio no Google Earth mostra alguns dos famosos.

Antiguidade:
Isso deve ser a Europa de maneira geral, mas é interessante como muda nossa perspectiva de tempo histórico. Nós vivemos num país descoberto há 509 anos, com 200 anos desde a chegada da família real e um pouco mais de 100 de república. Há marcas dos sucessivos povos que aqui viveram. Um exemplo: Estava pensando em andar de bicicleta aqui perto de casa, e o meu senhorio me falou de umas ruínas romanas de 2000 anos na montanha logo no fim da minha rua... não é a toa que estou trabalhando em um projeto de recuperação de informação para arqueólogos.

Imigrantes:
Aqui é uma região universitária, e podemos ver gente de toda parte do mundo. Há muitos indianos e muçulmanos, e muitos imigrantes de países africanos, ou afro-europeus. Conhecemos alguns portugueses, mas de origem africana: Nigéria, Angola, Quênia, etc.

3 comentários:

  1. Muito bom o relato! Já estou pensando em comprar a passagem para chegar em Londres dia 17 de julho pela manhã. Mas antes de comprar vou te consultar. E espero que você já tenha comprado a bicicleta para eu conhecer as redondesas...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amazing!!!I'm curious to know about history and culture from Wales. I appreciate your commentaries!

    ResponderExcluir