terça-feira, 3 de março de 2009

Ubuntu, software livre e resistência a mudança...

Eu "namoro" o Unix desde 1991, quando usei na faculdade, mas nunca tive coragem de deixar o Windows de lado, que uso desde a versão 3.0, lançada em 1990. Acho que temos uma dependência muito forte, e de certa forma, sem sentido, ao Windows, por causa do pacote de aplicativos "Office". Mas o apelo é muito forte: software gratuito, e de excelente qualidade, mais estável, mais rápido, e cada vez mais... amigável.

Eu já tinha tentado várias distribuições de Linux, mas nada sério: Slackware, Red Hat, Conectiva, Kurumim... entretanto, faz uns dois anos que venho mantendo o o Ubuntu como segundo sistema operacional em Dual Boot. É um sistema fantástico!

No pós-doc, minha pesquisa tem damandado o uso de programas científicos e TODOS rodam bem mais rapido e mais estáveis no Linux... (GATE, LUCENE, SOLR, etc.). Tomei então uma decisão há tanto adiada: agora o Windows é que é o segundo sistema operacional, no qual só entro de vez em quando para usar o MS Office... mas algum dia ainda abraço o Open Office e abandono de vez o Windows.

Um comentário:

  1. Cheguei a instalar aquele que você me deu no notebook velho, mas depois passei-o(?) a diante e voltei para o velho Windows...
    Tive ma boa impressão.

    ResponderExcluir