terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Bath

Neste domingo fomos a Bath, na Inglaterra... primeira viagem fora de Gales, mas ainda no Reino Unido. Na cidade há Banhos Romanos, construídos no primeiro século DC para aproveitar as águas termais e sulfurosas de origem vulcânica. A arquitetura da cidade é muito bonita, e o passeio pode ser feito em um dia (ida e volta) de trem.









domingo, 15 de fevereiro de 2009

Castle Coch

Ok, Domingo é dia de passeio... e o de hoje é bem perto aqui de casa (daria para ir de bicicleta). É o Castle Coch, um castelo medieval que foi restaurado no final do século 19, inspirado em contos de fada. Muito bonito!





sábado, 14 de fevereiro de 2009

Achando minha contribuição à pesquisa

Depois de algumas semanas lendo o que podia, e tentando entender melhor o processo de busca de informação no domínio da arqueologia, além das tecnologias e processos em uso no projeto STAR, construí este mapa para apresentar a minha visão de como as coisas devem ser feitas e as formas com as quais eu poderia contribuir de forma relevante.
Segue a figura...



Claro que "no balanço das horas, tudo pode mudar..."

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mapa conceitual do Projeto STAR

Estou elaborando um mapa para sintetizar uma série de informações do Projeto.
Ei-lo:

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Literatura cinzenta e mecanismos de busca

O que é o problema com essa tal "literatura cinzenta", de que falei em outro post? É que se configura em um material rico para uma série de usuários, mas não chega a ser indexado em mecanismos de busca comuns.

Mas como desenhar uma solução quando há diversas maneiras de abordar o problema?

Estou tentando documentar o problema usando um método chamado SSM que faz uso de um conceito chamado "Rich Picture". Junto com os blogs, é algo que planejo passar a usar em minhas aulas no Brasil.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Caerphilly Castle

Sábado é dia de descanso... ao menos de trabalho
Fomos a um castelo (Caerphilly) na cidade de mesmo nome. Muito legal!





Fasolada!

Ontem o Andreas veio aqui em casa e fez um prato tradicional da Grécia: Fasoladada
Segundo ele, é o prato das pessoas humildes, pois com pouco se faz um prato que enche a pança.



Segue a receita:

Fasolada


- 1 lata de tomates pelados com o molho (pomodoro pelatti)
- 500g de feijões brancos
- 3 cenouras cortadas (pedaços grandes)
- 1 bulbo de celery (aipo)
- Algumas folhas de aipo
- Algumas folhas de parsley (salsa)
- Um punhado de orégano (fresco ou em pó)
- 150-200 ml de azeite de oliva
- Uma cebola grande

Preparo: deixar o feijão de molho na noite anterior
Ferver os feijões no dia seguinte por 20 minutos
Cortar a cenoura, o bulbo do aipo e cebola e juntá-los aos feijões; adicionar sal e pimenta e deixar ferver por mais 15-20 minutos
Adicionar o tomate, salsa, oregano, azeite e as folhas de aipo
Ferver por mais 10 minutos
E está pronto!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Comprei uma bicicleta!

Já temos um meio de transporte! Comprei, no e-bay, uma bicicleta...
Mais ecológico, impossível!

Andamento da pesquisa...

No momento, estou estudando uma série de documentos para inteirar-me da pesquisa do STAR, em andamento. De maneira geral, o escopo do projeto visa a criar interfaces, ferramentas e metodologias para auxiliar no processo de busca em literatura cinzenta de documentos criados por arqueólogos em todo o Reino Unido. Há uma ontologia (CIDOC-CRM) que busca refletir o processo e os conceitos envolvidos no domínio da arqueologia.

No momento, estou trabalhando na possibilidade de adaptação desta ontologia a um esquema facetado, que simplifque o processo de mapeamento dos conceitos ocorrentes nos corpora aos conceitos da ontologia. Tudo ainda está em análise... mas estou bem animado com as possibilidades de aplicação do processo em outros SRIs no Brasil.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mais neve...

Nevou a noite toda, e acho que temos uns 10, 15 cm de neve. Fazia 19 anos desde a última nevasca por aqui, o que significa que toda uma geração de recém adultos nunca havia visto esta neve na vida.
As aulas na Universidade foram canceladas, o que fez a alegria dos estudantes. Houve guerra de neve na rua, bonecos de neve em todo lugar, etc.
Seguem algumas fotos da paisagem...





NEVE!!

Aqui não está tão forte como em Londres e alguns outros lugares, mas nevou toda a noite, e vai nevar no resto da semana. O sol sai de vez em quando e derrete o acumulado, mas logo volta a nevar. Agora está agradável, mas à noite a temperatura chegou à -8C, com sensação de -18C. Veja a serra logo em frente daqui de casa:



Quando as crianças acordaram (eles que nunca tinham visto neve), fizeram a festa...





Estão maravilhados com os floquinhos, no fundo de nossa casa (que dá para a Universidade)



Mas isso não os impediu de sair para a Biblioteca...

Vivendo em UK

Há algumas coisas que queria registrar desde que cheguei, mas ainda não tinha tido tempo. Segue meu pequeno guia de Reino Unido, que pode ser atualizado continuamente...

Transportes:
Aqui se vai de trem para qualquer lugar no UK. Os trens têm hora certa e a cumprem, como se poderia esperar do povo britânico. Há muitas companhias, mas nós checamos as tabelas de horários na Arriva.
Podem-se comprar carros muito baratos, a partir de £500. Mas provavelmente um carro decente custe a partir de £900, o que é menos de R$2.300... Um site muito usado aqui em Wales para se negociar coisas usadas é o Gumtree, além, é claro, do e-bay.

O povo:
O povo Galês (Não chame um "Welsch" de inglês, e nem um escocês, irlandês, etc. Todos têm sua identidade muito bem preservada) é extremamente gentil e solícito, e desconfio que os britânicos o sejam, de maneira geral. Bem diferentes da imagem que temos do europeu típico...

TV:
Para ter uma TV em casa, paga-se uma licença anual, que é a taxa de TV (de £130). Esta taxa paga os canais abertos, custo esse que no Brasil não existe. Em compensação, não há comerciais na maioria dos canais, o que é muito bom! A TV também é totalmente politicamente correta (ao menos nos canais infantis...). Há muitos deficientes trabalhando, e os programas infantis terminam cedo, indicando que os meninos devem dormir!

Castelos:
Existem por toda parte... parece que aqui é a região onde há mais castelos por m2 no mundo. Um passeio no Google Earth mostra alguns dos famosos.

Antiguidade:
Isso deve ser a Europa de maneira geral, mas é interessante como muda nossa perspectiva de tempo histórico. Nós vivemos num país descoberto há 509 anos, com 200 anos desde a chegada da família real e um pouco mais de 100 de república. Há marcas dos sucessivos povos que aqui viveram. Um exemplo: Estava pensando em andar de bicicleta aqui perto de casa, e o meu senhorio me falou de umas ruínas romanas de 2000 anos na montanha logo no fim da minha rua... não é a toa que estou trabalhando em um projeto de recuperação de informação para arqueólogos.

Imigrantes:
Aqui é uma região universitária, e podemos ver gente de toda parte do mundo. Há muitos indianos e muçulmanos, e muitos imigrantes de países africanos, ou afro-europeus. Conhecemos alguns portugueses, mas de origem africana: Nigéria, Angola, Quênia, etc.